Apesar de estarmos no século XXI, ainda é evidente a invisibilidade da participação das mulheres cientistas nas Ciências Exatas. Ao analisarmos o desenvolvimento da Física Quântica, percebemos uma marcante ausência de marcos relacionados à contribuição feminina. Diante dessa realidade, em sua 3ª edição, a Semana Quântica, um evento virtual, tem como objetivo utilizar a rede social Instagram, através do perfil @fisica_contextualizada, para promover a divulgação das pesquisas científicas realizadas por mulheres na área da Física Quântica, sob uma perspectiva contextualizada e crítica.
A falta de reconhecimento das pesquisadoras e suas notáveis contribuições para o avanço da Física Quântica ressalta a urgência de se implementar uma divulgação científica que destaque e valorize tais feitos. Espera-se que essa iniciativa não apenas aumente a visibilidade das mulheres na área das Ciências Exatas, mas também contribua para uma distribuição mais equitativa do conhecimento científico.
Através dessa prática, almeja-se democratizar o acesso às informações científicas, alcançando uma audiência mais ampla e diversificada, bem como a promoção da educação científica e tecnológica para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Em suma, a realização desse evento virtual representa um passo significativo na direção de reconhecer e valorizar o papel das mulheres na ciência, bem como na busca por uma participação mais equitativa e diversificada no campo das Ciências Exatas.
Para mais informações, visite: https://getupscience.com/